12.6.10

O jogo propriamente dito...


Aqui deixo o belo do jogo da jaula, pra quem quiser aprofundar conhecimentos nesta matéria...

(o texto está em brasileiro.. pelos vistos este jogo atinge relevância a nível internacional...)



A JAULA

OBJETIVO : trabalhar a resistência à mudança através da vivência de ver-se preso a determinadas situações que desejamos evitar. Pode objetivar também trabalhar a função da cultura organizacional.

MATERIAL : humano

DESENVOLVIMENTO : dividir os participantes em dois grupos (A e B). O grupo A deve posicionar-se em círculo, mantendo certa distância entre si (aproximadamente um braço) - formando a jaula. O grupo B representará os animais e, como tais, deverão circular livremente pela sala (ou pátio) devendo, necessariamente, entrar e sair da jaula.

Ao sinal do instrutor os animais deverão começar a circular. A um novo sinal (previamente combinado) as pessoas do grupo A devem dar as mãos, fechando a jaula e prendendo, assim, aqueles que ficaram dentro do círculo. Os animais presos passam então a fazer parte da jaula. O jogo reinicia-se e continua até que sobre apenas um participante ou todos tenham sido aprisionados.

VARIAÇÃO :

1. o grupo A escolhe um líder que irá comandá-los dando o sinal para que a jaula feche. O sinal pode ser o mesmo em todas as rodadas ou variar a cada uma, de forma a confundir os demais participantes (animais).

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO :

Como foi jogar? O que sentimos?
Como é ser a jaula? Como é prender os demais?
Como é ser preso e obrigado a transformar-se em jaula?
Que relação esta atividade tem com o dia-a-dia das empresas?
Imaginem que as grades que compunham a jaula são situações que acontecem na empresa e não controlamos. Como reajo ao ser “aprisionado” por essas situações? Quais ações executo para resolvê-las? Quais deveria executar?

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.